10 de fevereiro, 2025: O Deus Criador e Redentor
Hoje, o tema da nossa meditação é o Deus Criador e o Redentor. Meditaremos sobre a ordem da criação e a restauração em Cristo, nosso Redentor. Nosso Deus é não apenas a fonte de todas as coisas criadas, mas também a rocha sobre qual tudo existe. Aqui temos realidades verdadeiramente transformadores. E, como todos os dias, hoje você está convidado a ler essa meditação completa e a orar com a gente. Juntos, vamos celebrar a grande obra da Cruz por nós e em nós. Deus o abençoe.
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Rev. Marcelo Lemos
2/10/20252 min read
Para o dia de hoje, as leituras bíblicas são as seguintes:
Gênesis 1:1–19 - A criação do mundo: os primeiros três dias
Salmo 103(104):1-2a, 5-6, 10, 12, 24, 35c - Louvor ao Criador
Marcos 6:53–56 - Jesus cura os enfermos em Genesaré
Se possível, procure fazer essas leiuras junto com sua família.
O livro de Gênesis nos conduz ao início de tudo: “No princípio, Deus criou o céu e a terra” (Gn 1:1). O próprio nome deste livro, em hebraico, nos fala de "origens". Este não é apenas um relato de origem, mas uma declaração profunda sobre a soberania e o poder de Deus. Ele chama à existência a luz, separa as águas, estabelece limites para o mar e ordena que a terra produza vida. Cada palavra de Deus traz ordem ao caos e transforma o vazio em abundância. O salmista ecoa essa maravilha: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, meu Deus, tu és maravilhoso, estás vestido de majestade e esplendor” (Sl 104:1).
Contudo, o mesmo Deus que cria também é aquele que sustenta e restaura. Como cristãos, rejeitamos toda e qualquer ideia deísta. Não cabe na fé cristã qualquer suposição de um Deus que deu corda no Universo, como um excelente relojoeiro, e tirou férias da criação. Como Jesus diz, "meu Pai trabalha até agora", ainda que tenha descansado de Sua obra no Dia 7 da primeira semana da Criação. Deus trabalha. Deus cuida da sua criação, sustentando-a e intervindo nela. No Evangelho de Marcos, vemos Jesus, esse mesmo Deus da criação, a Segunda Pessoa da Trindade Santa, atravessando o mar e chegando a Genesaré, onde multidões correm ao seu encontro, trazendo enfermos para que, ao menos, toquem na orla de suas vestes. E o texto nos diz: “Todos os que o tocavam eram curados” (Mc 6:56). O poder criador que ordenou o universo agora se manifesta no poder redentor que cura, restaura e transforma vidas. É Deus conosco, hoje e sempre.
Esta conexão entre criação e redenção é essencial para nossa fé. O Deus que deu forma ao cosmos não está distante da sua criação. Ele entrou na história por meio de Cristo, trazendo vida nova, curando as enfermidades humanas e oferecendo redenção. O mesmo poder que separou a luz das trevas é capaz de dissipar as trevas do nosso coração e restaurar o que está quebrado em nós. Lembre-se da história da mulher com fluxo de sangue (Marcos 5:25-34). Ela acreditava que, se ao menos tocasse nas vestes de Jesus, seria curada. E assim aconteceu. O mesmo toque que ela buscou em desespero é o mesmo que cura os enfermos de Genesaré. É o mesmo poder que cura as chagas de nossas almas hoje. O poder de Cristo não está limitado pelo tempo ou pelo espaço: Ele continua a tocar vidas hoje, restaurando o que foi corrompido pelo pecado e pelo sofrimento.
Oração: Senhor Deus, Criador do céu e da terra, louvamos o teu nome por tua majestade e poder. Tu que ordenaste o universo com sabedoria, também estendes tua mão para curar e restaurar nossas vidas. Ajuda-nos a confiar em teu cuidado, reconhecendo que o mesmo poder que criou todas as coisas opera em nós por meio de Cristo. Que possamos tocar em Ti com fé e ser renovados pela tua graça. Por Cristo e em Cristo, amém.
Edições Bereia
Um ministério a serviço da Igreja.
Fique sempre por dentro
© 2025. All rights reserved.

